Estúdio Bogotá
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DORSÉ . IDENTIDADE VISUAL . 2015

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DORSÉ

 

Um restaurante em uma das áreas mais inspiradoras de Belo Horizonte.  A Rua Sapucaí se caracteriza pelo seu caráter histórico, a vista inigualável e a proximidade de um dos pontos mais importantes da cidade, a Praça da Estação, antiga estação ferroviária da capital. Tudo isso serviu de base para a criação do conceito do restaurante Dorsé, nome que é uma releitura mineira do D´orsay, o tradicional museu francês, que também funciona em uma antiga estação de trem. 

O objetivo do projeto, então, era construir uma identidade visual que traduzisse a rica narrativa por trás do restaurante, de inspiração francesa, mas totalmente focado na culinária mineira. A identidade deveria ser contemporânea e dialogar com o público jovem, mas sem perder a conexão com elementos históricos. Tudo isso através de soluções financeiramente viáveis, necessidade básica para o começo de um negócio.

A identidade do restaurante Dorsé se baseia em uma tipografia forte, utilizada em cor vibrante. Complementando o repertório visual, foi desenvolvido um grafismo exclusivo, inspirado na arquitetura do Museu D´orsay, que pode ser utilizado de  forma modular e variável. As peças como cardápio, papelaria e complementos do restaurante foram criadas de forma a serem facilmente reproduzidas e replicáveis, a partir da exploração de elementos de baixo custo, como carimbos, papéis coloridos e os próprios azulejos que compõem a arquitetura do espaço. 

 

 

DORSÉ

 

A restaurant located in one of the most inspiring areas in Belo Horizonte.   Rua Sapucaí is known for its historical character, unparallel views and proximity to one of the most important landmarks in the city, Praça da Estação, the former train station in the capital city. All these features served as the basis for the creation of concept restaurant Dorsé. The restaurant’s name is Minas Gerais’ take on D'orsay, the traditional French museum housed in an old train station.  

Thus, the purpose of the project was to build a visual identity which translated the rich narrative behind the French-inspired restaurant, which, yet, is totally focused on Minas Gerais cuisine. This identity needed to be contemporary and dialog with a young audience, without losing connection with the historical elements. All of this was done by using financially viable solutions, which represent a basic need for any starting business.

Dorsé restaurant’s identity is based on strong typography, applied with a vibrant color. Complementing the visual repertoire, inspired by the D'orsay Museum's architecture, exclusive graphic elements were created and can be used in a modular or variable way. Pieces such as the menu, stationary and restaurant complements were created in a way they would be easily replicated using low-cost elements such as stamps, color paper and even the architectural tiles used in space.